Bolo de canela e maçãs "lá da quinta"

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

No dia 18 de Setembro, escrevi no Facebook dos Minutos com os tachos o seguinte:

Ao passar por uma feira do livro, fui directo à secção de gastronomia, dei por mim a folhear livro antigos … haviam vários da Tele culinária …. Meu Deus! Quem se lembra? Do chef Silva – O Sr. Tele culinária? Tenho ainda alguns registos deste senhor a fazer programas de cozinha na televisão. 

Como a visão do Cozinheiro, e da cozinha em geral, mudou tanto desde essa altura! Mas bem… ao ver todos aqueles livros, sem dúvida que gostaria de levar alguma coisa.

Lembrei-me de levar um especial, um que fosse do meu ano de nascimento, 1983. Assim foi, comprei o livro, já vi algumas receitas, e brevemente vou fazer uma receita, em jeito de agradecimento a este chef, por todo o trabalho em prol da cozinha!  Receita para breveee!!


Pois bem, aqui está uma receita baseada nesse livro. Claro que já virei o livro de ponta a ponta, tanta coisa boa... mas tinha de me basear numa, a escolha foi difícil, mas resolvi afunilar logo as minhas opções, e resolvi logo que a receita tinha de ser doce, de seguida escolhi que tinha de ser um bolo (pois, já não fazia nenhum, à algum tempo), uma das páginas referia uma receita de bolo de ananás e cereja, fiquei curioso, e entusiasmado com o a fotografia, mas tinha um problema, não tinha ananás cá por casa, mas, tinha muitas maçãs que trouxera da casa dos meus pais, maçãs da quinta, daquelas que colocamos na fruteira e ficamos com um cheirinho a maçã por toda a cozinha :) 
Aproveitando o facto de ter muitas maçãs, resolvi pegar na base da receita, mas trocar o ananás por maçãs, juntei canela às maças, e assim surgiu o Bolo de Canela e maças "la da quinta", acabei por fazer uns bolinhos mais pequenos e outro no formato mais "familiar", e como tinha muitas (mesmo muitas) maças, resolvi também fazer um doce de maçã :) Maçã para toda a gente!! 


Fiquem com a sugestão e espero que gostem da receita ;)


Ingredientes


Para barrar a forma
¼ Chávena de açúcar
¼ Chávena de margarina

Para o bolo
3 maçãs
½ Chávena de açúcar
½ Chávena de margarina
3 Ovos
½ Chávena de leite
2 Chávenas de farinha peneirada
3 Colheres de chá de fermento
3 colheres de chá de canela


Preparação


Barrem a forma (redonda de 20cm)  com  ¼ de chávena de margarina e barrem muito bem. Depois, deitem-lhe ¼ de chávena de açúcar e espalhem-no muito bem.

Coloquem no fundo da forma, rodelas finas de maçã, cobrindo todo o fundo, sobrepondo cerca de duas camadas de rodelas. 

Batam o restante açúcar com as gemas dos ovos e, se a mistura estiver muito espessa, juntem-lhe um pouquinho de leite (basta que fique um pouco batido e bem ligado). Juntem ao batido a meia de chávena de margarina derretida, mexam bem e depois adicionem-lhe o leite. 

Batam as claras com uma pitada de sal, em castelo bem firme, e misturem-nas no preparado, alternadamente com farinha (já misturada com a canela e o fermento), aos poucos, mexendo bem, mas sem bater. Quando tudo estiver bem ligado, deitem na forma e levem a cozer em forno médio, 50 a 60 m; se for preciso, reduzam um pouco o calor. Verifiquem se está cozido, retirem, deixem arrefecer e, quando estiver quase frio, descolem cuidadosamente em volta com uma faquinha e desenformem com cuidado.
Coloquem num prato com a parte do fundo do bolo virada para cima .... e.... partam uma fatia e tenham ......


Doce de maçã

Como referi logo no inicio, como tinha muitas maçãs, fiz também um doce de maçã, fiz um muito simples, o qual posso usar nos próximos crepes que fizer para o lanche! ;)
Descasquei, descarocei e cortei em pedaços as maçãs e coloquei num tacho, juntei metade do peso das maçãs de açúcar, juntei paus de canela (para um quilo de maçãs, uso 2 paus de canela) e deixei ferver até a maçã se começar a desfazer.
Escaldei alguns frascos, deixei escorrer, coloquei o doce ainda quente nos frascos, fechei bem, virei os frascos com as tampas para baixo, deixei estar assim 1 hora e está feito!!

Minutos felizes!! :)




18 comentários:

  1. esse bolo tem um aspeto maravilhoso. também tenho esse livro! Tem receitas maravilhosas. bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolos de maça e canela e esse além de lindo deve ser uma delicia
    Gostei muito
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Maçã e canela, humm! Espreita o desafio no meu blog! http://amarmitalisboeta.blogspot.pt/2013/10/desafio-de-outono-cozinha-rapida.html

    ResponderEliminar
  4. ficou lindo e certamente delicioso com essa combinação que adoro ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ficou bem bonito.
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  6. Que rico aspecto. Vou roubar uma fatia, posso?
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar